segunda-feira, 29 de março de 2010

Projeto de Lei obriga informar sobre tratamento de imagens com Photohop

Madonna é um exemplo de como o tratamento de imagens é utilizado pela publicidade

Se tudo ocorrer como o Deputado Federal Wladimir Costa (PMDB-BA) desejar e seu Projeto de Lei (PL) for aprovado no Congresso Nacional, as salas dos cirurgiões plásticos vão ficar mais abarrotadas. Mas não vá achando que se trata de uma proposta de procedimento estético de graça para a população. Tramita na Câmara de Deputados o PL 6853/10, também conhecido como Lei do Photoshop.

De acordo com a proposta, os meios de comunicação, estúdios fotográficos, agências de publicidade deverão informar se uma imagem foi manipulada digitalmente para alterar a aparência física das pessoas. Na prática, isso significa que, se o projeto virar realmente lei, todas as fotografias que receberem um toque para retirar aquelas rugas, celulites e correção de alguma imperfeição dos corpos, devem conter a informação de que foram tratadas quando forem veiculadas.

O PL prevê multa de até R$ 50 mil para quem não informar que as imagens publicitárias foram manipuladas. De acordo com o deputado Costa, sua intenção é acabar com a idealização de que modelos e celebridades tenham corpos perfeitos, o que leva uma parcela da população a colocar em risco sua saúde.

A proposta ainda deve passar por análise de várias comissões da Câmara antes de entrar em votação no plenário. Se for aprovado pelos deputados, passa para aprovação dos senadores antes de ser sancionada pelo presidente.


Foto: divulgação

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